Rumo as TEMEROSAS entrevistas de EMPREGO

Pois é, o tempo passa para todo mundo e uma hora chega a nossa tão desejada vida “adulta”. O que nós não sabemos / ou sabemos mas preferimos ‘omitir’ essa informação do nosso “desejo”, é que com a vida adulta além da carteira de motorista, autorização para beber, faculdade, festas da faculdade, raves, paqueras, bares, poker, truco, dominó também vem a cobrança de um comportamento adulto, de respostas para seus atos e, consequentemente, o emprego / estágio.

Não adianta se esquivar ou trancar no seu mundinho perfeito para você ser 100% adulto, vai ter que trabalhar e ganhar seu dinheiro, pagar suas contas e criar sua independência. E para isso, meu caro ou minha cara, vai precisar enfrentar as famosas entrevistas.

Calma! Apesar de todos os mitos ela não é nenhum bicho de 7 cabeças. Isso para quem está preparado! Então para você fazer bonito seguem algumas dicas essenciais:

1-      Chegar sempre no horário marcado da entrevista, de preferência chegar uns 15 minutos mais cedo para demonstrar seu interesse pela vaga e seu comprometimento com o horário e respeito a pessoa que está te entrevistando, afinal “time is Money”.

2-      Cuidado com a sua aparência, aquele ditado que vem da época que sua avó era virgem é o mais verdadeiro: “A primeira impressão é a que fica”. Afinal, o funcionário é o espelho da empresa que trabalha.
Meninas evitem: saias / vestidos curtos, blusas decotadas, sutiãs aparecendo (mesmo que seja só a alcinha), calças muito apertadas e maquiagem pesada, unhas sem cores florescentes (muda o foco da atenção do entrevistador).
Meninos: a melhor pedida é um traje social esporte – calça social e uma camisa de botão. A não ser que a empresa apele pelo “terno e gravata”, façam a barba e vão de cara limpa.

3-      Entenda primeiro o por que você quer concorrer essa vaga e o porque você seria a melhor opção para empresa. Quais são as suas qualidades relevantes para o cargo e o que você pode trazer para empresa. Cuidado! Não seja “igual a todo mundo” e não se prenda as respostas que a empresa quer ouvir, dessas eles vão ter o dia todo. Seja sempre sincero em suas respostas. E não, o cara não quer saber se você é baladeiro, bebe todas, e pega todo mundo…

4-       Conheça a empresa, pesquise antes de enviar seu currículo, entenda a missão e os valores da empresa, e durante a entrevista tire suas duvidas, peça para a pessoa te explicar melhor como funcionam os planos de carreira e etc. (isso mostra que você quer entender melhor , que tem curiosidade,  vontade de crescer e entusiasmo)

5-      Seja natural e espontâneo, não se prenda a respostas decoradas ou fale o que você não sabe ou entende. Certeza que a pessoa que está te perguntando entende bem do assunto em questão e mentiras são imperdoáveis e o “ACHISMO” é para armadores e não profissionais.

6-      Esqueça os outros candidatos e foque em você.

7-      Não fale mal da sua atual ou antiga empresa. Aliás, não fale mal de nada e de ninguém (pior coisa é pessoa negativista e fofoqueira).

8-      Não use gírias.

9-      Olhe no olho do entrevistador (isso passa segurança).

10-   Seja educado.

Se você não for chamado para essa vaga seguindo nossos conselhos a cima… relaxe, com toda certeza você foi visto com bons olhos e terá segundas chances. Procure sempre estar atualizado sobre as coisas que estão acontecendo na atualidade e corre que tem um milhão de vagas esperando por você.

Beijos da Carioca – Baiana!

Gallery | Esta entrada foi publicada em Dicas for Life. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s